Friday, September 17, 2010

BIG MOUTH STRIKES AGAIN



Moz voltou de novo! e em grande forma!
E para acabar com esse clichê babaca de que é um eterno homem "fenfível", mas que não tem bolas, ele bota a cara, ehrr, a bunda pra bater!
Como assim junkie Careta?
Explica-se:
Dentre as muitas versões que abundam(oops!) na imprensa britânica, eu vou ficar com a melhor história(porque na arte, uma boa história costuma ser melhor do que a verdade).
A gravadora de Morrissey,lançou uma coletânea caça-níquel: Morrissey-Greatest Hits, à revelia da vontade do cantor e compositor, que, frontalmente condena essas atitudes onde as gravadoras parecem querer demonstrar que são as donas da propriedade intelectual do artista e, fazer o que bem quiser com sua arte.Ele já tinha cantado isso em "Frankly,Mr. Shankly". Mas, senhores e senhoras, estamos falando de Mr.Morrissey, que não se pode dizer que seja um homem sem bolas!estamos falando do homem que fez com que os djs ingleses se vissem obrigados pela pressão dos fãs, pelas inúmeras ligações, a tocar em suas rádios uma canção cujo refrão dizia "hang the dj, hang the dj"(enforquem o dj, enforquem o dj!).A canção chama-se "panic", é claro, você sabe. Morrissey disse que não aguentava ligar a Tv e ver tantas catástrofes pelo mundo e depois ligar o rádio e ouvir todos aqueles djs alienados, vivendo numa bolha colorida,com aqueles jargões pré-fabricados ,onde a vida é sempre alegre, linda,naquele mundo de fantasia onde tudo é vibe, vibrações positivas, onde o sol está sempre brilhando e as pessoas estão sempre em praias paradisíacas, dourando seus corpos e paquerando.Não é a toa que ele, entre muitos outros , ganhou o título de "bocarra", ("big mouth"),"desbocado". Uma das marcas registrads de The Moz sempre foi sua acidez, ironia e não ter papas na língua( e, tudo isso sem uma tatuagem, uma caveira em nenhum lugar do corpo, sem dizer um "fuck you", sem ter brigado com ninguém, quebrado a cara de ninguém...)É que pra Moz sempre "cagou" pra clichês de rocker, embora seja um dos maiores exemplares do sentido real do nome.E, por favor,não me venham falar de "atitude", essa grife da loja rockn'roll(já condenado aqui veementemente em um post).Enquanto seus detratores o ridicularizavam sempre, por sua suposta homossexualidade,porque Moz é muito"sensível" pra ser homem,(como se isso fosse algo condenável)enquanto eles exerciam sua homofobia e intolerância, ele fazia e faz aquilo em que é mestre:canções devastadoras, de uma verdade sempre cruel, embaraçosa,constrangedora,franca,irônica. Não tem medo de ser frágil, por mais que isso vá de encontro ao clichê que envolve o imaginário de um roqueiro.Sempre achei que Morrissey é o Caio F. do pop, pela capacidade de dizer coisas que poucos diriam e te comover ao ponto da convulsão emocional.

Sim, Junkie Careta, é o álbum que você começou falando?Oops...sorry...me empolguei.
Continuando...

Pois bem, enfurecido pela atitude da gravadora, Morrissey disse que queria ser responsável pelo menos pela contra-capa.E, pra surpresa de todos e para o desespero dos donos da mesma,veio com o mais improvável possível:você abre o álbum e,ilustrando a contra-capa dos greatest hits de Morrissey, senhoras e senhores, apresentamos(clarins!!)tântântântan! a intelectualíssima... bunda de Mr. Morrissey!
Sim, você não entendeu errado. Está lá: a intelectualissima bunda branca do bardo dos Smiths!e para não deixar dúvida de quem seja a bunda, está lá escrito: "Morrissey's arse photographed by Jake Walters". Um desbunde de contra-capa,(oops, I did it again, como diria a Phd, Britney Spears).

E se você acha que já foi o suficiente, observe o mordaz pun (trocadilho), tipicamente inglês: Escrito em cada uma das bochechas da bunda de Mr Moz,em uma referência sensacional ao seu talvez melhor trabalho solo da década de 90, que o reergueu das cinzas,o álbum Your arsenal,com a participação do brilhante guitarrista Mick Ronson,que tocou nos melhores trabalhos de Bowie na decada de 70(apresentado pelo próprio),lê-se: your arse anall.Nem precisa ter concluido aquele seu curso de inglês para sacar a ironia fina do gênio.Isso causou um verdadeiro bundalêlê na imprensa britânica, como diria o nosso brilhante latino. Pra você ver que bundão,é uma instituição internacional(oops, de novo...)E se você continuar, na outra foto, você vê Morrissey e todos os músicos nús, com um Lp de tapa-sexo.Explicação de Morrissey: "já que eles são os donos da minha bunda, que façam bom proveito!".

Ver esse senhor aos 50 anos ainda ser capaz de tirar sarro de sí mesmo,da industria do disco e da parte conservadora da imprensa britânica(que o esculachou como sempre, é claro...) é sensacional.
É por essas e por outras que ainda sou mais o velho Moz do que 10 novas bandinhas descoladas dessa semana, que ninguém vai mais lembrar o nome no próximo ano. Já o Morrissey..Esse já tem seu capítulo garantido na história da música mundial em quem quer que queira falar na arte de compor uma canção.

Viva Moz!

19 comments:

André Lucap said...

e eu fui engatadando um morrissey pra ouvir quando recebi o link do teu post. danke!

André Lucap said...

engatando!

Morgana said...

E- meu amor, so um Deus como o velho Mr Moz para fazer uma capa dessa quase banal se n fosse pela genialidade dele.
Otima jogada dele ...Otimo texto seu e viva o budalele!
>D

acervopop said...

Morrissey... Um cara que escreve canções e letras do naipe de "There Is A Light That Never Goes Out" pode mostrar qualquer coisa, ademais se tantas pseudos-celebridades mostram a bunda por aí, por que não o velho e bom Moz? Cá entre nós a foto ficou ótima!

Belo texto pra ser redundante!

Abraços, saudades

Rafaela said...

A bunda de Moz é mais branca que a minha e isso me consola MUITO.
Gosto das músicas dele e, não posso deixar de concorda: Hang the Djs.
;*

MARTHA THORMAN VON MADERS said...

ADOREI VER A BUNDA DE MOZ....MAS A MINHA É MAIS BONITINHA RSRSRSRS.

Lulu said...

Moz marcou história na música. Nunca fui muito fã dele. Obrigada epla visita ao blog.
Big Beijos

Myself said...

Olá!

Nossa, que bom que você me re-achou!
Eu tinha parado com o blog por um bom tempo, mas escrever é da minha natureza e já voltei a um tempinho, mas como deletei quase tudo, perdi meus contatos!
Lembro do seu blog, vou linka-lo!

Que legal que você me entendeu... muita gente condena o ciúme.
Mas acho que todos o sentem, negando ou admitindo.

Adorei o post!

Uma coisa que sempre observei nas pessoas que realmente gostam de rock, todas são mais irreverentes e não tem medo de expressar suas opiniões, porque sentem que o mundo é realmente muito fake e superficial!

Uma ótima semana pra você!

George Dantas said...

Muitos de nós adeptos da boa música, seja ela nacional oi internacional, vivemos do passado. Pouca coisa (ou quase nada) da atual geração se salva. Felizmente, música (de qualidade) é uma coisa imortal, eterna!
E morissey é um exemplo disso!
Como vc falou no final do post: VIVA MOZ!

Gessanna Lobo said...

Ótimo texto, falando de Morrissey então, excêntrico e inteligentíssimo, falando mal de 'dj's coloridos, vibe positiva' melhor ainda...tb engatei um Morrissey, que escutá-lo nunca é demais.

Natália Mylonas said...

Olá !
Passei pra dizer que tem novo post no meu 'livro-blog'..

http://meuqueridodestino.blogspot.com/

Espero sua visita !
Abraços ;)

Branca said...

Adoro Morrissey!!!
Excelente texto!

A expectativa que temos nesses dias que antecedem o natal é tão prazerosa quanto o próprio Natal.
Expectativa de receber uma msg de um amigo ausente... de rever parentes distantes... pessoas que estimamos... de sentir o carinho da família e de percebermos que, o amor move a nossa vida e que não somos nada, sem o carinho daqueles que nos cercam e nos são queridos.
Tenha um Feliz e Abençoado Natal junto aos seus!!!
Beijo carinhoso,
Branca.

Valéria lima said...

Bacana, tem gente que vem pra ficar.


BeijooO*

Anonymous said...

A bundinha de Moz é tão sexy.

Feliz natal
Começando por aqui, qualquer coisa passe pelo meu, se der ;)

Naty said...

Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.

Autor Miguel Unamuno
Bjs com carinho

Mossad Oliveira said...

carab aonde você encontrou essa foto do Jarvis Cocker??

Camila Barbosa said...

gostei do seu blog. muito legal.
dá uma passadinha no meu e veja nosso novo projeto "Menina da Cabeça de Bola". espero que goste.
Logo voltarei com mais tempo.

Beijos

Camila Barbosa said...

gostei do seu blog. muito legal.
dá uma passadinha no meu e veja nosso novo projeto "Menina da Cabeça de Bola". espero que goste.
Logo voltarei com mais tempo.

Beijos

Anonymous said...

http://luaninhha.blogspot.com/2011/05/good-girlswhen-theyre-asleep.html